IMPLANTOLOGIA E REABILITAÇÃO ORAL_
A Implantologia é uma área identificada como sendo complexa, que exige destreza técnica e habilidades múltiplas para uma prática clínica segura e eficaz.
Desta forma, os Médicos Dentistas sentem a necessidade de desenvolver conhecimentos técnicos e científicos, que lhes permitam, assim, diagnosticar planear e executar procedimentos relacionados com a implantologia. Assim sendo, o IPAS, com este curso, pretende dotar os seus alunos de conhecimentos e competências técnicas e científicas para o seu crescimento profissional, tendo sempre como premissa a prática intensiva em pacientes reais aliada à era Digital.
Residência Clínica
fevereiro 2024
Módulos
Horas
Aliar profissionais de excelência a técnicas inovadoras e materiais de qualidade, permite uma formação de excelência.
É por esta razão que o IPAS conta com uma equipa de profissionais de excelência que permitem aliar a componente teórica, teórico-prática (hands-on) e prática clínica em pacientes. Tendo o IPAS os “ingredientes” fundamentais para uma formação sustentada, seremos capazes de proporcionar aos nossos alunos momentos de aprendizagem de qualidade que permitam que os mesmos “cresçam” a nível profissional e apliquem os conhecimentos adquiridos no dia a dia da sua atividade clínica. Para todos aqueles que sabem que o nosso ADN é a prática clínica intensiva em pacientes, gostaríamos de informar que mais de 45% da carga horária total é destinada a esse fim.
Corpo Docente
Paulo Ribeiro
Hélder Oliveira
António M. Faria
Luís Filipe
Rodrigo Miyagi
FAQ's
Em quantos módulos se desenvolve o curso e qual a carga horária respetiva?
6 módulos | 112h.
Os módulos serão desenvolvidos por uma componente teórica, teórico-prática (hands-on) e clínica em pacientes reais desde o segundo módulo (inclusive).
Quantos implantes posso colocar durante o curso?
Cada aluno irá colocar no mínimo 10 implantes e, posteriormente, reabilitar os mesmos.
A partir de que módulo começa a clínica?
A parte clínica começa no 2º módulo.
Qual a marca de implantes utilizada nos cursos de implantologia desenvolvidos pelo IPAS?
A marca de implantes utilizada será a Klockner, empresa espanhola que fabrica implantes desde 1987. Adicionalmente, esta marca tem mais de 1.5 milhões de implantes colocados em pacientes e apostam muito na inovação e desenvolvimento dos produtos. Assim sendo, achamos que será a marca ideal para os nossos alunos aprenderam as técnicas mais evoluídas no Mundo da implantologia.
Posso trazer pacientes?
Sim, qualquer aluno pode trazer pacientes para documentar ou devidamente documentados de acordo com os requisitos utilizados pelo IPAS.
É necessário adquirir instrumental específico?
Não, o IPAS irá disponibilizar todo o material necessário para o curso à exceção do calçado clínico.
Este curso permite a atribuição de grau académico e/ou créditos ECTS?
De acordo com as alterações ao Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com a redação que lhes foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto, por força do consignado no nº 6 do artigo 4º deste último diploma legal, “Fica reservada às instituições de ensino superior a utilização dos termos “pós-graduação”, “formação pós-graduada” e outros que sugiram estar em causa formação própria do ensino superior” , isto tem como consequência que não é mais possível a utilização daquelas designações, ou de outras que se lhes assemelhem, por institutos ou centros de formação que não sejam instituições de ensino superior devidamente reconhecidas e acreditadas. Decorre também daquela restrição legal que as instituições de ensino superior reconhecidas e acreditadas não podem ser usadas para dar cobertura ao funcionamento de formações, que são divulgadas e oferecidas por esses institutos ou centros, como “pós-graduações”, “especializações”, “formações pós-graduadas”, “formações avançadas”, uma vez que, conjugada a alínea f) do nº 1 do artigo 45º do já mencionado decreto-lei com o nº 4 do artigo 45º-A e a alínea b) do artigo 45º-B, não será legalmente possível atribuir créditos ECTS a tais formações.
A quem se destina este curso?
O curso é indicado para médicos dentistas que se pretendam iniciar no Mundo da Implantologia e Reabilitação Oral, bem como para quem pretenda atualizar e complementar as suas competências nesta área. Assim sendo, este curso desenvolvido pelo IPAS é transversal e abrange desde os conceitos básicos de Implantologia até à resolução de casos complexos.
O que torna o curso desenvolvido pelo IPAS mais apelativo que as restantes formações?
Os grandes fatores diferenciadores da Residência Clínica de Implantologia e Reabilitação Oral são, sobretudo, o facto de aliarmos profissionais/docentes de excelência a técnicas inovadoras, assim como a forte componente prática, logo presente no segundo módulo do curso. Outro dos pontos chave deste curso é o acompanhamento próximo e a total disponibilidade dos docentes para auxiliarem o aluno na prática clínica.